Sobre o Ateliê – Joana Toledo Cerâmica

Sobre o Ateliê

Joana começou a fazer aulas de cerâmica ainda na adolescência, aos treze anos em um ateliê levada por sua mãe. Fez aulas durante muitos anos seguidos, mas na hora de escolher uma faculdade, decidiu cursar psicologia mesmo ficando dividida entre a psicologia e o desenho industrial. Ao longo do tempo em que cursou a faculdade e depois já formada e trabalhando em seu consultório, sempre sentia vontade de voltar ao ateliê, sentia muita falta das aulas e do trabalho manual com a cerâmica. Em alguns momentos parava de frequentar ao ateliê por conta do seu trabalho, mas passava um tempo e a necessidade de voltar ficava mais forte e urgente…
Foi em 2014 que esse retorno ao ateliê se tornou algo definitivo. Percebeu ali naquele momento que a cerâmica não era simplesmente “Hobby” e sim foi ficando claro que representava algo bem maior, faltava só a coragem para seguir seu caminho. Então, ainda trabalhando como psicóloga, começou a se dividir e frequentar também diariamente o ateliê onde fazia aulas e com tempo foi desenvolvendo seu trabalhos começando a receber as primeiras encomendas. Em meados de 2015, foi deixando de atender como psicóloga e saiu do ateliê aonde fazia aulas e também já tinha começado a dar aulas como monitora para começar a montar seu próprio ateliê em um espaço compartilhado. Assim tudo foi se transformando e a mudança de vida aconteceu, parou em definitivo de atender. Começou nesse espaço a dar aulas para iniciantes e foi quando descobriu um enorme prazer, passar adiante seu conhecimento sobre a cerâmica.

Joana passou a dedicar, então, todo o seu tempo à cerâmica e depois de dois anos tomou coragem para abrir seu próprio ateliê em 2017, onde encontrou mais espaço para trabalhar na produção de peças em maior quantidade e abrir mais turmas para dar aula. Ainda lá em 2015 fez cursos de esmaltes para cerâmica com Vicente Cardia, em São Paulo, com o objetivo de desenvolver a sua própria linha de vidrados. Esse foi sempre um desejo desde o início, aprender a desenvolver os seus próprios vidrados (ou esmaltes) para usar nas peças e nas aulas. Sempre em busca de aprender mais sobre o assunto, Joana fez outro curso em 2019 com a Flavia Vanderlinde de esmaltes para cerâmica de alta temperatura.

Equipe:

Hoje em dia o ateliê tem uma equipe de mais duas pessoas. A Shamyra trabalha com a produção das peças, organizando a produção, cuida das queimas e esmaltação das peças, além de também dar aulas. O André Chagas nos ajuda na produção de todas as nossas peças aquelas que vendemos em quantidades para os restaurantes.

O Ateliê Joana Toledo atualmente desenvolve as louças para vários restaurantes do Rio de Janeiro e alguns em outros estados, além de ter uma lojinha física no ateliê onde vende peças de coleções próprias.

Alguns restaurantes que atendemos: Chez Claude, Naturalie bistrô, Bel trufas, Pabu Yzakaya Rio, Prima Osteria e bruschetteria, Hotéis Othon, Cru Wine bar.
Em 2019, nossas cerâmicas chegaram às telas da televisão, aparecendo semanalmente no programa Mestre do Sabor, da Rede globo.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo